Carregando agora
A Sublime Mente de Cristo: O Caminho da Verdadeira Santidade

Amados irmãos em Cristo, que a graça e a paz de nosso Senhor Jesus vos multipliquem neste dia! Nosso coração se volta hoje para uma das mais profundas e transformadoras exortações da Palavra de Deus: o chamado para possuirmos a mente de Cristo. Nosso tema é “A Mente de Cristo: Pensando Como Jesus”, e ele nos é apresentado de forma contundente pelo apóstolo Paulo em Filipenses 2:5, que nos diz: “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus”. Este versículo não é apenas um convite, mas uma instrução divina para uma mudança radical em nossa maneira de pensar e agir, refletindo a essência do nosso Salvador.

Para compreendermos a profundidade deste “sentimento” ou “mente” de Cristo, precisamos observar o contexto em que Paulo o apresenta. Ele vem exortando os filipenses à unidade, à humildade e ao amor abnegado uns pelos outros (Filipenses 2:1-4). E para ilustrar o padrão mais elevado de conduta, ele aponta para Jesus. A mente de Cristo, irmãos, é uma mente que, embora fosse em “forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz” (Filipenses 2:6-8). Aqui vemos a humildade suprema, a abnegação total e a obediência incondicional. Ele, sendo Deus, não se apegou aos seus privilégios, mas escolheu o caminho do serviço sacrificial por amor à humanidade.

Ter a mente de Cristo significa, portanto, adotar essa mesma postura de humildade e serviço em nossa vida diária. Significa deixar de lado o egoísmo e a autopromoção, buscando antes o bem e a edificação do próximo. É escolher a obediência à vontade de Deus, mesmo que isso implique sacrifício pessoal ou renúncia. Não é um pensamento mundano, que busca grandeza e honra própria, mas um pensamento celestial, que se agrada em servir e exaltar a Deus. É o Espírito Santo que opera em nós essa transformação, capacitando-nos a andar como Cristo andou, pensar como Cristo pensou e amar como Cristo amou, nos tirando do caminho largo do mundo e nos pondo na vereda da santidade que nos leva ao céu.

Queridos irmãos, que possamos buscar diligentemente a cada dia ter em nós a mente de Cristo. Isso se dá através da meditação na Palavra, da oração sincera e da submissão ao Espírito Santo, que nos capacita a viver uma vida de santidade. Lembrem-se que a certeza da nossa salvação é uma bênção para aqueles que perseveram na fé e na santidade, pois “sem santificação ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14). Que a negligência de uma vida cristã vigilante e o pecado deliberado podem, infelizmente, nos afastar da graça salvadora (Hebreus 10:26-27). Assim, o convite para ter a mente de Cristo é um chamado à perseverança e à santificação, um caminho de renúncia neste mundo de aflições, mas que nos conduz à esperança das moradas celestiais. Que o Senhor nos ajude a refletir cada vez mais o caráter de nosso Salvador.

Oremos: Bondoso Pai, te agradecemos por Jesus Cristo, nosso maior exemplo. Pedimos que, pelo Teu Espírito, transformes nossas mentes, para que possamos pensar, sentir e agir como Teu Filho amado. Ajuda-nos a perseverar na humildade e na santidade, para a Tua glória e para a nossa salvação eterna. Amém.

Fonte: Bíblia Online