Amados irmãos em Cristo, que a graça e a paz do nosso Senhor Jesus sejam convosco. É com grande alegria no Espírito que hoje meditaremos na Palavra de Deus sobre um tema tão vital para a nossa jornada cristã: “O Testemunho Cristão no Dia a Dia”. Nosso versículo chave para este estudo se encontra no Evangelho de Mateus, capítulo 5, versículo 16, que nos diz: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.” Quão profunda e desafiadora é esta exortação de Jesus, que nos convida a sermos não apenas ouvintes, mas praticantes e manifestações vivas da Sua verdade neste mundo tenebroso.
Quando Jesus nos chama para que a nossa luz resplandeça, Ele está ecoando uma verdade fundamental: Ele é a luz do mundo (João 8:12), e nós, como Seus discípulos, somos chamados a refletir essa luz. Nossa luz não é própria, irmãos, mas é o brilho de Cristo em nós, capacitado pelo poder do Espírito Santo que habita em cada crente batizado. E o que são as “boas obras” mencionadas aqui? Elas não são um meio para a salvação, pois somos salvos pela graça mediante a fé (Efésios 2:8-9), mas são o resultado natural, o fruto genuíno de uma fé viva e de um coração transformado. Essas obras são atos de amor, misericórdia, perdão, justiça e santidade que praticamos no nosso cotidiano. É a nossa conduta, a nossa fala, a nossa integridade que se manifesta “diante dos homens”, de forma visível e inegável. Para que essa luz brilhe de fato, é imperativo que busquemos a santificação contínua, pois a Palavra nos adverte em Hebreus 12:14: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.”
O propósito supremo de todo o nosso testemunho não é para a nossa própria glória, mas para que os homens “glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus”. Cada boa obra, cada palavra edificante, cada atitude de amor que manifestamos deve apontar para Aquele que nos salvou e nos transformou. Mas permitam-me alertá-los, amados: a capacidade de brilhar e de dar um bom testemunho requer vigilância e perseverança constantes. A certeza da salvação, uma bênção indizível, é prometida àqueles que perseveram na fé e na santidade até o fim. Se negligenciarmos a vida cristã, se o pecado deliberado encontrar guarida em nossos corações, nossa luz pode se apagar, e com ela, o nosso testemunho e até mesmo a nossa salvação, como nos alerta Hebreus 10:26-27 sobre a perda da salvação. Este mundo nos trará aflições, como o Mestre predisse, mas em Cristo temos a vitória e a esperança das moradas celestiais, pois somos peregrinos e forasteiros aqui.
Que possamos, pois, irmãos, examinar nossas vidas hoje. Estamos realmente resplandecendo a luz de Cristo em nossos lares, em nossos trabalhos, em nossos relacionamentos? Que nosso testemunho não seja de bens materiais ou de prosperidade terrena, mas sim de uma vida transformada, cheia da paz do Espírito Santo, de esperança inabalável e de uma conduta que exalta o nome de Jesus. Que a nossa vida seja uma carta viva de Cristo para o mundo. Oremos: “Pai amado, capacita-nos pelo Teu Espírito Santo a resplandecer a Tua luz cada dia mais. Ajuda-nos a perseverar na fé e na santidade, para que, através das nossas boas obras, o Teu nome seja glorificado em tudo e por todos. Em nome de Jesus, Amém.”
Fonte: Bíblia Online
Publicar comentário