Carregando agora
Maturidade Cristã: O Poder do Discernimento para a Salvação Final

Amados irmãos em Cristo, que a graça e a paz do Senhor Jesus sejam convosco. Nosso tema de hoje é de vital importância para cada crente que deseja agradar a Deus e permanecer firme até o fim: *O Discernimento Espiritual*. Para meditar sobre este assunto, abramos nossas Bíblias em Hebreus, capítulo 5, versículo 14, que nos declara: “Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, para aqueles que, pela prática, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.” Este versículo nos confronta com a necessidade de irmos além do “leite” espiritual, buscando a profundidade da Palavra que nos capacita a distinguir a verdade da mentira, o certo do errado, e assim, firmar nossos passos na jornada cristã.

O autor de Hebreus, guiado pelo Espírito Santo, faz uma distinção clara entre “leite” e “mantimento sólido”. O leite representa as doutrinas elementares, os rudimentos da fé, que são essenciais para o novo convertido. No entanto, o crente não pode permanecer indefinidamente nessa fase de infantilidade espiritual. O “mantimento sólido” é destinado aos “perfeitos”, não no sentido de impecáveis, mas de maduros, completos em seu desenvolvimento espiritual. Essa maturidade não é alcançada por mero tempo de igreja, mas “pela prática”, ou seja, através de um relacionamento contínuo e ativo com Deus. É na constante busca pela Sua Palavra, na oração fervorosa, na obediência aos Seus mandamentos e no serviço ao Reino que nossos “sentidos” – nossas faculdades espirituais – são exercitados e afiados pelo Espírito Santo. Assim como um atleta treina para ter músculos fortes, nós devemos treinar nosso espírito para a santidade.

Este exercício de nossos sentidos espirituais tem um propósito sublime e urgente: “discernir tanto o bem como o mal”. Em um mundo cada vez mais confuso, onde o mal se disfarça de bem, e as falsas doutrinas proliferam, o discernimento espiritual é nossa bússola e escudo. Ele nos permite identificar as artimanhas do inimigo, as filosofias vãs que tentam nos desviar da sã doutrina e os prazeres passageiros que nos afastam da santidade. Amados, a salvação, alcançada pela graça mediante a fé em Cristo, é uma bênção inestimável. Contudo, a certeza da salvação final é para aqueles que perseveram na fé e na santidade (Hebreus 12:14). A Palavra nos adverte que a negligência da vida cristã e o pecado deliberado podem, sim, levar à perda dessa salvação (Hebreus 10:26-27). Um crente que não exercita seus sentidos espirituais é vulnerável, pode ser facilmente enganado e, ao se afastar da verdade e da santidade, coloca sua alma em perigo. Portanto, o discernimento é fundamental para nos mantermos no caminho estreito, firmes na esperança das moradas celestiais, sabendo que somos peregrinos neste mundo e que, apesar das aflições, Cristo já venceu.

Que esta Palavra nos inspire a buscar com mais afinco a maturidade espiritual. Não nos contentemos em ser “bebês” espirituais, mas anelamos pelo “mantimento sólido” da verdade de Deus. Que cada um de nós, pela prática da Palavra e da oração, exercite seus sentidos espirituais para discernir a vontade de Deus em todas as coisas, fugindo do mal e apegando-se ao bem. Lembremo-nos que a vigilância e a santidade são pilares para a nossa caminhada, garantindo que não nos desviemos e cheguemos seguros ao nosso lar celestial.

Oremos: Bondoso Pai, em nome de Jesus, pedimos que nos capacites a crescer em discernimento. Ajuda-nos a amar Tua Palavra, a exercitar nossos sentidos espirituais e a viver em santidade, para que possamos perseverar até o fim e glorificar Teu nome. Amém.

Fonte: Bíblia Online