Amados irmãos e irmãs em Cristo Jesus, que a graça e a paz do nosso Senhor sejam com cada um de vós! Hoje, o Espírito Santo nos conduz a meditar em um tema que é bálsamo para a alma e fortaleza para o espírito: a inesgotável misericórdia de Deus. Em meio às provações e às lutas desta vida, que muitas vezes nos afligem e tentam nos roubar a esperança, a Palavra de Deus nos oferece um farol de luz, uma promessa que refrigera nosso coração. O nosso versículo chave para este momento devocional se encontra em Lamentações, capítulo 3, versículos 22 e 23, que dizem assim na Almeida Revista e Corrigida: “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.”
O contexto do livro de Lamentações é de profunda dor e desolação. O profeta Jeremias, o “profeta chorão”, presenciou a destruição de Jerusalém, o exílio de seu povo e a ruína de tudo que conheciam. Era um tempo de juízo divino sobre a nação por sua rebeldia e idolatria. Em meio a tal catástrofe, quando tudo parecia perdido e a ira de Deus se manifestava de forma veemente, é surpreendente que o profeta erga a voz para declarar uma verdade tão poderosa: “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos”. Isso nos mostra que, mesmo em meio ao justo juízo, a mão da misericórdia de Deus ainda se estendia, impedindo a aniquilação total. A misericórdia divina age como um freio, uma contenção que nos livra da completa destruição que nossos pecados, por vezes, mereceriam. Ela não é algo que conquistamos, mas uma expressão do caráter imutável de Deus, que é rico em amor e compaixão.
Mais ainda, o texto declara que “as suas misericórdias não têm fim” e que são “novas cada manhã”. Que revelação gloriosa! A misericórdia de Deus não é um recurso esgotável; ela é infinita, eterna, sempre disponível para aqueles que O buscam. E o que significa serem “novas cada manhã”? Significa que, não importa quão grande tenha sido a nossa falha de ontem, quão pesada seja a nossa dor ou quão escura pareça a noite, ao raiar de um novo dia, Deus nos oferece uma nova oportunidade, uma nova porção de Sua graça e compaixão. Não precisamos carregar o fardo do passado para sempre; cada amanhecer é um convite divino para nos achegarmos ao trono da graça, onde encontramos auxílio em tempo oportuno. Esta renovação diária é a prova cabal da “grande” fidelidade de Deus, que cumpre Suas promessas e jamais abandona os Seus.
Amados irmãos, essa verdade sobre a misericórdia de Deus deve nos impulsionar à perseverança e à santidade. As misericórdias novas a cada manhã nos dão fôlego para levantar após uma queda, para nos arrependermos de nossos erros e para seguirmos adiante na jornada da fé. A certeza da nossa salvação é uma preciosa bênção para o crente que persevera na fé e na santidade (Hebreus 12:14). As misericórdias do Senhor, que se renovam a cada manhã, são justamente o combustível para essa perseverança. Elas nos capacitam a arrepender-nos, a nos levantar das quedas e a continuar buscando a face de Deus em santidade, pois sabemos que a negligência da vida cristã e o pecado deliberado podem, infelizmente, levar à perda dessa salvação tão gloriosa (Hebreus 10:26-27). Que a grandeza da Sua misericórdia nos impulsione a viver cada dia mais firmes em Cristo, vigiando e santificando-nos, aguardando Sua gloriosa vinda. Lembremo-nos: estamos de passagem neste mundo e teremos aflições, mas Cristo venceu o mundo e nos sustenta com Sua infinita misericórdia. Que esta esperança celestial nos fortaleça!
Oração: Senhor Deus, somos gratos pelas Tuas infinitas misericórdias que se renovam a cada manhã. Ajuda-nos a viver cada dia em gratidão, buscando a santidade e a perseverança na fé. Capacita-nos, pelo Teu Espírito, a permanecer firmes até a Tua vinda, confiando em Tua fidelidade inabalável. Amém!
Fonte: Bíblia Online
Publicar comentário