Amados irmãos e irmãs em Cristo Jesus, que a graça e a paz do nosso Senhor sejam convosco! Hoje, em meio a um mundo cada vez mais envolvido em trevas espirituais e morais, somos chamados a refletir a luz de Cristo de uma maneira que transforme vidas e aponte para o nosso Salvador. Nosso tema de estudo é “O Testemunho Cristão no Mundo”, e o versículo chave que nos ilumina a alma encontra-se em Mateus, capítulo 5, versículo 16, que nos diz, na fiel versão Almeida Revista e Corrigida: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.”
Preciosos irmãos, a ordem de Jesus é clara: nossa luz deve resplandecer! Não se trata de uma luz própria, de um brilho humano ou de méritos pessoais. A verdadeira luz que emana de nós é Cristo habitando em nossos corações pela fé, conforme Ele mesmo declarou: “Eu sou a luz do mundo” (João 8:12). Ao sermos lavados e remidos pelo Seu precioso sangue, somos transformados em “luz no Senhor” (Efésios 5:8). Nossas “boas obras” não são meios para alcançar a salvação, pois esta é um dom gratuito de Deus, pela graça, mediante a fé. Contudo, elas são a evidência inegável e o fruto visível de uma fé genuína e de um coração transformado. É a nossa maneira de viver, nossa conduta, nossa integridade, nossa caridade e nossa santidade que devem testemunhar ao mundo incrédulo a realidade do poder de Deus em nós.
Essa luz que resplandece tem um propósito divino e sublime: levar os homens a “glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus”. Não brilhemos para nossa própria glória, mas para que o Pai seja exaltado e Seu nome santificado. Que tremenda responsabilidade temos, irmãos! Um testemunho cristão vacilante, uma vida de negligência espiritual, ou o retorno a práticas pecaminosas e deliberadas, não só obscurece essa luz, mas também desonra o nome de Cristo e afasta os que precisam d’Ele. Nossa perseverança na fé, nossa busca incessante por santidade (Hebreus 12:14), e a vigilância constante contra as armadilhas do pecado são condições essenciais para que nossa luz não se apague, mas continue a brilhar intensamente até a vinda do Senhor. Lembremos que, embora estejamos no mundo e enfrentemos aflições, somos peregrinos, e nossa esperança não está nas promessas materiais deste mundo, mas na vida eterna e nas moradas celestiais que nos esperam.
Que o Espírito Santo nos capacite a examinar nossa própria luz hoje. Ela está resplandecendo com a clareza e o brilho que glorificam a Deus? Estamos vivendo de modo a impactar os que estão ao nosso redor, ou nossa luz está escondida ou obscurecida pelo pó deste mundo? Que nossa vida seja um sermão vivo, uma carta de Cristo lida por todos, para que muitos venham a conhecer o Salvador. Que possamos perseverar na fé, na santidade e no testemunho fiel, com os olhos fixos em Jesus, o autor e consumador da nossa fé.
Oremos: “Amado Pai celestial, agradecemos pela Tua Palavra que nos exorta e edifica. Ajuda-nos a sermos luz neste mundo, que nosso testemunho seja puro e que nossas boas obras apontem sempre para Ti. Concede-nos a graça de perseverar na fé e na santidade, para a Tua glória, até a vinda do Teu Filho Jesus. Amém!”
Fonte: Bíblia Online
Publicar comentário