Carregando agora
Brilhando a Luz de Cristo: O Impacto do Nosso Testemunho

Amados irmãos e irmãs em Cristo Jesus, é com grande alegria no Espírito que nos reunimos mais uma vez para meditar na bendita Palavra de Deus. O tema que o Senhor nos inspira a refletir hoje é de suma importância para a nossa jornada aqui na Terra: **O Testemunho Cristão**. A Bíblia nos chama a ser luz, a sal da terra, e o Senhor Jesus, em seu Sermão da Montanha, nos deixou uma instrução clara e poderosa, que encontramos em Mateus 5:16 (ARC): “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.”

Este precioso versículo surge logo após o Senhor Jesus nos declarar como o sal da terra e a luz do mundo. Observem bem, irmãos: nossa luz não é produzida por nós mesmos, mas é a própria luz de Cristo que habita em nossos corações pela fé e é manifestada através do Espírito Santo. Somos chamados a *resplandecer*, a não esconder essa luz debaixo do alqueire. Isso significa que a nossa fé não é apenas uma experiência particular e introspectiva; ela deve ter uma expressão visível, palpável, diante dos homens. As “boas obras” mencionadas aqui não são meros atos de filantropia ou um esforço humano para ganhar mérito, mas são o resultado natural e espontâneo de um coração transformado e de uma vida que caminha em santidade, dirigida pelo Espírito Santo. Elas são a evidência exterior da fé interior que possuímos, manifestando o caráter de Cristo em nossas atitudes, palavras e escolhas.

O propósito supremo desse resplendor, meus irmãos, não é a nossa própria exaltação, nem a busca por aplausos humanos, mas sim que os homens “glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus”. Nosso testemunho é um meio pelo qual o amor, a graça e o poder de Deus são revelados ao mundo. É através de uma vida que exala a fragrância de Cristo que almas são atraídas ao Salvador. E para que essa luz continue a brilhar intensamente, é indispensável a operação do Espírito Santo em nós, o mesmo Espírito que nos batiza e nos capacita com dons para a edificação e o testemunho. Contudo, permitam-me fazer uma admoestação sincera, conforme a sã doutrina: o resplendor de nossa luz e a prática de boas obras não são uma garantia automática de salvação final se houver negligência espiritual. A Palavra nos ensina em Hebreus 12:14 que a santificação é indispensável, e em Hebreus 10:26-27 que o pecado deliberado e a apostasia podem levar à perda da salvação. Portanto, o verdadeiro testemunho cristão exige **perseverança** na fé e na santidade, uma constante vigilância contra as armadilhas do pecado e do mundo, lembrando que estamos de passagem e nossa esperança maior está nas moradas celestiais, não nas promessas vazias deste século. Nosso brilho é um compromisso diário com a santidade, para que o nome de Jesus seja honrado e o Pai celestial glorificado até a volta de Cristo.

Amados irmãos, que o nosso testemunho cristão seja uma realidade viva em cada aspecto de nossas vidas. Em nossos lares, em nossos trabalhos, na igreja e na sociedade, que a luz de Cristo que habita em nós resplandeça de tal maneira que os que estão ao nosso redor vejam em nós a diferença que somente Jesus pode fazer. Que nossas palavras sejam temperadas com graça e nossas atitudes revelem o amor de Deus. Que jamais nos esqueçamos da nossa responsabilidade como embaixadores de Cristo, vivendo de forma digna do Evangelho que professamos, sempre buscando o consolo e a direção do Espírito Santo em meio às aflições deste mundo. Que possamos ser fiéis até o fim, para glorificar a Deus.

Oremos: Pai celestial, te agradecemos pela tua Palavra que nos exorta e nos guia. Ajuda-nos, Senhor, a resplandecer a tua luz em todo tempo e lugar. Capacita-nos pelo teu Espírito a viver em santidade e a perseverar na fé, para que o teu nome seja glorificado através de nossas vidas e muitos venham a conhecer-te. Em nome de Jesus, Amém.

Fonte: Bíblia Online