Carregando agora
Santidade: O Glorioso Propósito do Chamado Divino

Amados irmãos em Cristo, é com grande alegria e responsabilidade que nos reunimos na Palavra de Deus para meditar sobre um tema de vital importância para a nossa jornada cristã: “A Santidade Pessoal”. Em um mundo cada vez mais corrompido, a voz de Deus ecoa, chamando Seu povo a um padrão elevado de vida. Nosso versículo chave para hoje, encontrado em 1 Tessalonicenses, capítulo 4 e versículo 7, nos diz claramente na versão Almeida Revista e Corrigida: “Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.” Que verdade profunda e libertadora! Não fomos chamados para o pecado, mas para a pureza de vida.

O apóstolo Paulo, ao escrever aos irmãos de Tessalônica, não estava apresentando uma opção, mas declarando o propósito inegociável do nosso chamado. A “imundícia” à qual o texto se refere (do grego *akatharsia*) abrange toda forma de impureza moral, sexual e espiritual. É a vida entregue aos desejos carnais, às práticas pecaminosas que desonram a Deus e aviltam a alma humana. Antes de sermos alcançados pela graça, éramos escravos dessa imundícia, vivendo segundo os rudimentos deste mundo. Mas, bendito seja o nome do Senhor, Ele nos arrancou dessa condição! O chamado divino, que se manifesta em Jesus Cristo, não é para que continuemos chafurdando no lodo do pecado, mas para nos conduzir a um caminho de pureza e consagração.

Em contrapartida, somos chamados para a “santificação” (*hagiasmos*), que é o processo pelo qual somos separados do pecado e consagrados a Deus. É uma santificação que começa no novo nascimento, quando o Espírito Santo nos regenera, e continua progressivamente em nossa vida diária. Não se trata de uma obra que fazemos para merecer a salvação – pois esta é unicamente pela graça, mediante a fé em Cristo Jesus –, mas é a resposta natural e necessária daquele que verdadeiramente experimentou o poder transformador de Deus. O Espírito Santo habita em nós, nos capacitando a viver em obediência à Palavra, a crucificar a carne com suas paixões e concupiscências, e a manifestar o fruto do Espírito. Essa santidade não é opcional, é a marca distintiva do verdadeiro crente, sem a qual, como nos adverte a Palavra em Hebreus 12:14, “ninguém verá o Senhor”.

Portanto, meus irmãos, que esta Palavra penetre em nossos corações e nos impulsione a buscar a santidade em todas as áreas de nossa existência. Lembrem-se que o crente não está isento de tentações e aflições neste mundo, mas em Cristo temos a vitória e o consolo do Espírito Santo para perseverarmos. A nossa certeza da salvação está diretamente ligada à nossa perseverança na fé e na prática da santidade. Não negligenciemos a vida cristã nem brinquemos com o pecado deliberado, pois as Escrituras nos alertam que, após conhecer a verdade, pecar voluntariamente pode nos levar à perda dessa tão grandiosa salvação (Hebreus 10:26-27). Que o nosso foco esteja na vida espiritual, na esperança das moradas celestiais, buscando sempre agradar Àquele que nos chamou. Que o Senhor nos dê graça para vivermos em santidade, firmes na fé e vigilantes, até a Sua gloriosa volta.

Oremos: “Pai celestial, agradecemos pelo Teu glorioso chamado à santificação. Capacita-nos, pelo Teu Espírito Santo, a vivermos em pureza e obediência à Tua Palavra, perseverando na fé e na santidade a cada dia, para a Tua glória e para que possamos estar prontos para o encontro contigo. Amém.”

Fonte: Bíblia Online